DUNA – Desafio Universitário de Nautimodelismo.

logoduna

O Desafio Universitário de Nautimodelismo, o DUNA, que se encontra em sua quarta edição, é um projeto criado pela Universidade Federal de Santa Catarina, do Campus Joinville, e já é considerado o maior evento universitário das Américas na modalidade.

A competição proposta pelo DUNA tem a finalidade de fomentar o surgimento de novos projetos na área da Engenharia Naval, e promover a interação entre os futuros engenheiros consistindo na construção um modelo funcional de uma embarcação em escala reduzida.

A primeira edição do evento ocorreu no ano de 2013, entre os dias 14 e 16 de outubro, em Joinville, e contou com a participação direta de 50 estudantes e participação indireta de mais 100; distribuídos em seis equipes.

No ano de 2014, a segunda edição do desafio aconteceu entre os dias 20 e 22 de outubro, na mesma cidade. Neste ano contou-se com a participação de 12 equipes para a edição, duplicando a participação direta de estudantes universitários de diferentes cursos de engenharia.

Em 2015, a terceira edição do evento contou com a participação de 21 equipes, contando com a participação direta de 170 universitários. Neste evento, todas as universidades que oferecem o curso de Engenharia Naval do país fizeram presença no desafio. Participaram estudantes de 9 universidades (UFSC, FURG, UFRJ, UFPE, UEA, UFPA, UFBA, Uezo e EPUSP), de 8 diferentes estados (SC, RS, RJ, PE, PA, AM, BA e SP).

Neste ano, o evento receberá 20 equipes dos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Pará, Santa Catarina, além de duas equipes internacionais do México e Uruguai. O evento será realizado nos dias 12 a 15 de outubro na Expoville, em Joinville.

Os modelos concebidos pelas equipes são submetidos a provas que ocorrem ao longo dos quatro dias do evento, avaliando a qualidade do projeto e construção da embarcação. O evento, que conta com o apoio da SAE Brasil, Sobena e IPIN, é aberto ao público nautimodelista, estudantes e apreciadores.

propulsao

Mais informações no site: www.oficialduna.com

ou no Facebook: facebook.com/dunaOficial

duna