DUNA – Desafio Universitário de Nautimodelismo

O Desafio Universitário de Nautidesign (DUNA) é um projeto criado no Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que consiste numa competição universitária inédita no Brasil e de abrangência internacional (para informações detalhadas do evento veja o Site oficial  e a Página no facebook).

No Centro Tecnológico de Joinville, atualmente, possuímos duas equipes que competem no DUNA: Holandes Voador e Hydra.

O projeto DUNA, mediante a proposta de uma competição onde universitários são estimulados a desenvolverem e construírem um modelo funcional, em escala reduzida, de uma embarcação do tipo rebocador, tem por objetivo fomentar a geração de inovações na área de Engenharia Naval e estimular a interação entre alunos de engenharia, sobretudo, da área naval. Os modelos concebidos pelas equipes são então submetidos a uma série de provas, que ocorrem em vários dias, a fim de avaliar a qualidade de seu projeto e construção.

propulsao

​A primeira edição do evento ocorreu no ano de 2013, entre os dias 14 e 16 de outubro, na cidade de Joinville – SC, no parque da Expoville, e contou com a participação direta de cerca de 50 estudantes, distribuídos em 6 equipes, e cerca de mais de 100 estudantes indiretamente.

No ano de 2014, a segunda edição do desafio aconteceu entre os dias 20 e 22 de outubro, na cidade de Joinville – SC, no Recanto Ararat. Contamos com a participação de 12 equipes para esta edição, totalizando a participação direta de 104 universitários de diferentes cursos de engenharia. Participaram estudantes de 5 universidades (UFSC, FURG, UFRJ, UFPE, UEA) de 5 estados diferentes (SC, RS, RJ, PE, AM).

No ano de 2015, a terceira edição do desafio aconteceu entre os dias 24 e 27 de outubro, na cidade de Joinville – SC, no Recanto Ararat. Contamos com a participação de 21 equipes, dentre as 22 inscritas, totalizando a participação direta de cerca de 170 universitários de diferentes cursos de engenharia. Participaram estudantes de 9 universidades (UFSC, FURG, UFRJ, UFPE, UFPA, UFBA, UEA, Uezo, EPUSP) de 8 diferentes estados (SC, RS, RJ, PE, PA, BA, SP). Todas as universidades que oferecem o curso de Engenharia Naval estiveram presentes nesta edição.

Não se limitando as fronteiras, a edição de 2016 foi uma edição internacional. Ela ocorreu entre os dias 12 e 15 de outubro, na cidade de Joinville -SC, no parque da Expoville. Contamos com a presença de 22 equipes, dentre elas 2 equipes internacionais. Eram elas da Universidad Veracruzana (México) e da Universidad de La Republica – Facultad de Ingeniería (Uruguai). As demais 20 equipes vieram de 11 universidades E institutos federais diferentes (EPUSP, FURG, IFBA, UEA, UFBA, UFPA, UFPE, UFRGS, UFRJ, UFSC, Univali) de 8 diferentes estados (SP, RS, BA, AM, PA, PE, RJ, SC).