Intercâmbio

No intuito de facilitar o compartilhamento de experiências de intercâmbio no exterior, apresentamos relatos de alunos de Engenharia Naval, com as informações: nome, período de permanência no exterior, cidade e depoimento, respectivamente.

Ainda não compartilhou sua experiência conosco? Basta responder o formulário. Agradecemos sua colaboração!

Aline Peres Leal  10 meses de duração  Engenharia Mecânica
Disciplinas com menor duração, trabalhos em grupo fortemente estimulados, apenas uma prova por semestre.
Dean Zimmermann  1 ano de duração  Engenharia Naval Stevens Institute of Technology
Disciplinas cursadas: total ship design I, laboratory in Naval, architecture maritime, transportation systems, motion of vessels in waves, computed aided ship design, total ship design II, hydrodynamics of high speed marine, craft design of maritime strucures.
Eduarda Busnardo
1 ano de duração
Engenheira Mecânica
Durante o ano letivo estudei em cursos de outras áreas além da mecânica, como automação e industrial. O povo Italiano nesta região me pareceu mais fechado, e as oportunidades de estágio eram poucas e distantes.
Fredi Cenci  1 ano e 6 meses de duração  Não especificado
Matérias cursadas: intro mech engineering exper, mechanics of composite materials, intro to finite element method, engineering entrepreneurship I, computer tools for Engineers, shipping and ports, engineering graphics, academic writing in English and 6 months of English.
Fábio Gasparotto Boaventura Julho/2014- Julho/2015 Naval Architecture University of New South Wales
Intercâmbio realizado através do programa ciências sem fronteiras. Matérias cursadas: ship design and propulsion, ship hydrodynamics, ship standards and marine engineering, engineering management, finite element methods, ship design project A, design of yachts and high- speed craft.
Geovana G. Folle  1 ano de duração  Engenharia Naval e Oceânica Seoul National University
Experiência muito valiosa sendo que a universidade era muito tradicional na área de Engenharia Naval, principamente de embarcações comerciais. O nível das matérias era muito alto e algumas dificuldades com o sotaque coreano ao falar inglês foram encontradas. A instituição fornece dormitório/alimentação/lazer por preços ótimos e tudo dentro do próprio campus.
Giovanna Spada Redivo
Junho/2015- Junho/2016
Naval Architecture and Marine Engineering
Consegui realizar algumas disciplinas que pude validar na UFSC, tive a oportunidade de utilizar laboratórios e tive contato com o tanque de provas da universidade. Realizei algumas visitas técnicas, uma no estaleiro Gulf Island Marine Fabricators e outra na GE Digital. Participei dos clubes Rotaract e Society of Women Engineers (SWE). A melhoria na escrita e fala do inglês aumentou muito.
Giovanna Spada Redivo
 Junho/2016- Agosto/2016
Industrial Engineering
Curso de Lean Manufacturing durante os últimos meses de intercâmbio, que consistiu no aprendizado sobre as teorias Lean, atividades em grupo e palestras durante o primeiro mês. No segundo mês de curso, grupos foram formados para aplicar os conceitos Lean em empresas da região. Realizamos um estudo de caso na empresa Yamaha Jet Boats, na qual propusemos a melhoria de um setor da linha de produção.
Janaína Ribas de Amaral
1 ano de duração
 Engenharia Mecânica Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia
Nessa instituição adquiri conhecimento teórico e prático em materias compósitos por meio das aulas e da equipe Formula Student. Também realizei um estágio no laboratório de análise de tensões, onde aprendi muito sobre simulação estrutural utilizando método dos elementos finitos.
João Alexandre Garcia
1 ano de duração
Ship Design
As aulas eram realizadas em inglês. Todos os dias tinhamos aulas pela manhã, uma ou duas disciplinas por dia e na parte da tarde tinhamos sempre algum tipo de exercício ou projeto para fazer. À tarde o professor ficava na sala para ajudar e a presença não era mandatória (era possível fazer o exercício ou projeto em casa). Toda semana tinhamos que estudar e fazer exercícios para entregar, esses exercícios eram grande parte da nota final para passarmos na matéria. Somente uma prova no final do semestre que junto com os exercícios resultariam na nota final. Eu achei o modelo de ensino deles bem eficaz e menos estressante, nos manteve mais engajados durante todo o semestre. Em relação a cultura, tive contato com muitos estudantes de outros países tanto em sala de aula como no domitório para estudantes. Participei de uma organização universitaria para unir e facilitar a integração entre estudantes internacionais e noruegueses. Tive curso de norueguês, mas acabei não me dedicando tanto quanto eu gostaria (quase todos os noruegueses falam inglês fluente). Fiz muitas amizades e conheci minha agora esposa durante o ano em que estive em Ålesund.
João Pedro Pio
2014/1-2015/2
Eng. ambiental, Eng. mecanica, Negócios e Administração
Foi a experiência mais enriquecedora que tive em minha vida. Durante esse período pude conhecer, morar, trabalhar e estudar com pessoas de todos os lugares do mundo, com as mais variadas culturas. Porém teria sido mais proveitoso academicamente se eu tivesse ido para uma instituição que tivesse meu curso e eu estivesse um pouco de base das matérias específicas.
Nicolas Bristot Moretto
Agosto/2014- Agosto/2015
Naval Architecture and Ocean Engineering
Experiência enriquecedora em que pude ver como é o ambiente universitário na Coreia do Sul, um país com um dos melhores ensinos do mundo e também um dos líderes em Engenharia Naval. O período também incluiu dois estágios na área de engenharia, sendo um no centro de projetos da Hyundai Motor Company em Namyang, Coreia do Sul.
Nicole Hepp Hannes
1 ano de duração
Marine Technology
NTNU
Matérias realizadas: shipbuilding, simulation based design, operation and maintenance risk assessement.
Paola Bertolo
Agosto/2013- Dezembro/2014
Transportation Systems
A experiência foi muito boa, as tarefas semanais faziam com que a fixação da matéria fosse mais fácil para as provas, mini testes nos primeiros 5 min de aula nos davam maior aderência ao conteúdo. Além disso, a receptividade e a vivência com outras pessoas, outra cultura faz com que o amadurecimento pessoal cresça nos obrigando a pensar no futuro e nos aprendizados que podemos agregar no Brasil para sermos vistos como excelência.
Rafaella Nayara Dantas
Agosto/2015- Janeiro/2016
Engenharia Mecânica
Tive contato com uma Engenharia Mecânica voltada para aulas mais práticas, em que priorizava o contato semanal dos estudantes com os laboratórios da universidade, realizando processos de usinagem, análise aerodinâmica no tubo de vento, montagem de circuitos e entre outros.
Rafaella Nayara Dantas
Agosto/2017 – Janeiro/2018
Engenharia de Organização Industrial
Foi uma ótima experiência para adquirir conhecimento nos tópicos relacionados com administração, qualidade e análise financeira de uma ambiente industrial, pouco comentado nas disciplinas de Engenharia Naval, mas muito importante para a formação de um engenheiro. E além disso, ter tido a oportunidade de aprimorar a língua espanhola e ter contato com diferentes culturas.
Rafael Pieper
2015-2016
Engenharia Mecânica
A experiência de estudar fora, princialmente na França, foi uma grande oportunidade para aprender um 3º idioma, conhecer novas culturas e estudar com diferentes metodologias de ensino. O estudo é rígido, normalmente com apenas 1 ou 2 provas no semestre. A recepção na instituição foi muito boa, professores e coordenadores sempre atenciosos com os estudantes estrangeiros. A qualidade de vida e estrutura na cidade é ótima, com preferências para ciclistas e pedestres, o transporte público é de alta qualidade e dependendo da situação financeira do aluno, é possível obter desconto no plano mensal por um valor baixo (6EU$ quando estive lá) para uso ilimitado de Trams e ônibus. A cidade possui muitos universitários de diversos lugares do mundo, possibilitando novas amizades de diversos países.
Ramon Peruchi Pacheco da Silva Outubro/2014 – Dezembro/2015 Engenharia Mecânica University of Technology Sydney
Participação do Ciência sem Fronteiras, na University of Technology Sydney, cursando Engenharia Mecânica.
Rodrigo Michels 1 ano de duração
Instituto de Cerâmicas Avançadas
Experiência excelente. A Universidade possuía uma estrutura ótima de salas, laboratórios, escritórios, refeitórios, biblioteca, academia, além de prestar muito apoio aos estudantes estrangeiros. A Alemanha possui uma instituição que visa ajudar os estudantes na busca de acomodação, visto de estudante, seguro saúde, aulas de alemão básico e demais questões relacionadas a adaptação a vida no país. O país é de 1º mundo, com muita segurança, liberdade e oportunidades. Uma dificuldade é a língua, que não é fácil e geralmente para conseguir oportunidades lá é necessário um nível médio. Apesar disso, para viver lá é possível utilizar o inglês já que a grande maioria da população sabe falar.