Outras Experiências

No intuito de facilitar o compartilhamento de experiências no exterior, apresentamos relatos de alunos de Engenharia Naval, com as informações: nome, período de permanência no exterior, cidade e depoimento, respectivamente.

Ainda não compartilhou sua experiência conosco? Basta responder o formulário. Agradecemos sua colaboração!

Ana Paula Peixoto Bittencourt
2 anos de duração
Lisboa
Realizei o mestrado em Arquitetura Naval e Engenharia Oceânica no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. A nível acadêmico, aprendi muito. Sinto que foi um complemento importante para o curso de Engenharia Naval que fiz na UFSC. No geral, foi uma ótima experiência. No entanto, o curso é extremamente difícil e exigiu máxima dedicação. Além das provas finais, que contemplam a disciplina de todo o semestre, haviam diversos projetos em cada disciplina. Nos 3 primeiros semestre, cursei 5 disciplinas em cada semestre. No último semestre, dediquei-me exclusivamente à dissertação. Apesar de ser em Portugal, o curso foi em inglês.
Anna Louise Voigt 6 semanas de duração
Düsseldorf – Alemanha
Consegui uma bolsa de alemão do programa Winterkurs através do DAAD,  na instituição IIK. Essas bolsas são direcionadas a universitários com bom índice acadêmico. Mais informações no link.
Bruno Fernandes Trotta Telles Calvo
2 semanas de duração
Ingolstadt, Alemanha
Excelente oportunidade para estabelecer conexões, praticar línguas estrangeiras (como inglês, alemão e até espanhol), aprendizado imenso não apenas com o curso, mas com a viagem e a cultura do local. E ir para fora me instigou a buscar melhores resultados na universidade e expandiu minha visão para novos campos de atuação pouco procurados no Brasil.
Dean Zimmermann 2 anos de duração Lisboa
Mestrado Profissional no Instituto Superior Técnico. Atualmente trabalhando na TechnipFMC.
Eduarda Busnard0
2 anos de duração
Lisboa
Fui a Lisboa com uma bolsa de mestrado pelo CNPq em Engenharia Naval e Oceânica no Instituto Superior Técnico. Neste período fui convidada para trabalhar em algumas empresas, porém devido às exigências da bolsa não pude ficar em Portugal. Com relação à média salarial para um Engenheiro recém formado, apesar do esforço do IST em incentivar o aluno à se valorizar no mercado de trabalho (dizendo que deveria ganhar 1700 euros por mês mais benefícios) o salário observado na área é em torno de 1100 euros, mais benefícios.
Felipe Klein Fiorentin  Mais de 2 anos de duração  Calgary, Canadá e Porto, Portugal
Calgary: Ciências sem Fronteiras (20 meses, 3 semestres letivos e iniciação cientifica). Porto: Pesquisador (8 meses, atualmente continuo aqui).
Fábio Gasparotto Boaventura
 Junho/2011 – Junho/2012  East Lansing, Michigan
Intercâmbio particular realizado para o aperfeiçoamento e aprendizado do inglês.
Geovana G. Folle 1,5 ano de duração
Master in Maritime Engineering – Yacht and small craft
University of Southampton
O intuito de fazer mestrado na instituição foi a especialização em pequenas embarcações, principalmente iates e veleiros. A instituição é tradicional nessa área então as matérias foram muito proveitosas. Além disso a universidade conta com professores renomados na área de hidrodinâmica (Turnock, Molland, Hudson) e com 2 tanques de reboque que foram utilizados em trabalhos várias vezes durante o ano. A dissertação foi acompanhada por 2 professores, onde reuniões semanais eram realizadas e a própria universidade fornecia computadores e programas para simulação.
Janaína Ribas de Amaral  1 ano de duração  Ingolstadt
Por meio da parceria entre a pós-ECM da UFSC e a Technische Hochschule Ingolstadt para mestrado dupla-titulação, fiz mestrado em Engenharia Automotiva com ênfase em segurança veicular.
Kevin Felippe de Souza  2016-2017  Stowe-VT USA
Work and Travel – Trabalhei em um hotel de Ski no estado de Vermont nos EUA, aprimorando minhas habilidades comunicativas na língua inglesa e aprendendo sobre a cultura norte americana, esse intercâmbio me abriu muitas oportunidades no ramo da Engenharia pela experiência no exterior e por fluência na língua universal dos negócios.
Luiz Augusto Weschenfelder Folletto
2015.2
Good Hope Studies
Em 2014 meus pais se mudaram para Tanzânia, e antes disso já havia visitado a África do Sul e a Tanzânia, então decidi trancar o segundo semestre de 2014 para fazer intercâmbio para África do Sul e trabalho voluntário na Tanzânia, foram aproximadamente 4 meses, divididos em estudar inglês na cidade do Cabo e trabalho voluntário no orfanato e escola na cidade de Morogoro na Tanzânia. Em 2017 tive mais experiências com ações sociais na Tanzânia, fiquei dois meses no país e antes de ir arrecadei materiais esportivos no Brasil para as crianças de lá.
Lucas de Moliner  2017 – 2018  Merritt Island – FL
Transferência entre empresas – Brunswick Brasil – Brunswick EUA. Atuando como Auditor das normas construtivas de embarcações para desenvolvimento de novos modelos.
Marcus Vinícius Zucco
 Abril/2018 – Atual
Turin, Italia
Fui transferido para a matriz da empresa em que comecei a fazer um estágio voluntário não remunerado em 2013 (estava no quinto período da faculdade). Atuo hoje como Project Manager de uma embarcação de aprox. 50′ com motores de popa, um projeto italiano para o mercado americano. Sou responsável também pela integração técnica entre Brasil e Itália e gerencio o fluxo de informações e aprovações técnicas que o corpo de Engenharia brasileira demanda da matriz italiana.
Nicole Hepp Hannes
3 meses de duração
Tóquio
Foram 3 meses realizando experimento para verificar VIM em cilindros de baixa razão de aspecto na Universidade de Tóquio.
Sérgio Roberto Dalha Valhe Filho
3 meses de duração
Los Angeles
Realizei um curso de inglês no periodo das férias que me motivou a querer ser fluente e poder interagir com diversas culturas.