Procedimento de TCC

ETAPAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

O trabalho de conclusão do curso, de uma forma geral engloba duas disciplinas do curso, o Planejamento do Trabalho de Conclusão do Curso (PTCC) e o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), observando o estabelecido no Regulamento de TCC do Curso de Engenharia Naval.

Carga horária mínima  → PTCC → TCC

O fluxograma do TCC ilustra as etapas a serem cumpridas.

1. Matrícula em PTCC

O primeiro passo é a matrícula na disciplina de Planejamento do Trabalho de Conclusão do Curso (PTCC). Para tanto, é necessário ter uma carga horária cursada de:

a) 2952 horas-aula para alunos da grade 2012.2; e

b) 2592 horas-aula para alunos da grade 2016.1.

2. Definição do tema e orientados

Durante a disciplina, deve-se definir o tema do trabalho e fazer uma revisão sobre o assunto, bem como definir o orientador.

No documento Linhas de Pesquisa dos Professores do CTJ são apresentadas as principais linhas de pesquisa dos professores do Centro Tecnológico de Joinville.

Durante a disciplina de PTCC é entregue a Confirmação de Orientação , a qual deve ser assinada pelo(a) aluno(a) , seu professor e ainda o coordenador de TCC de seu curso.

Havendo qualquer necessidade de alteração após passagem pela disciplina de PTCC como, por exemplo, troca de Orientador, ou adição de Coorientador, uma nova Confirmação de Orientação deve ser preenchida, assinada e entregue ao Coordenador de TCC. O documento mais recente é considerado.

3. Matricular em TCC

Após a aprovação da disciplina de PTCC, o(a) aluno(a)  pode se matricular em TCC e, por consequência, ter acesso – pelo Moodle – ao cronograma que deve ser atendido, bem como a documentação necessária.

Qualquer dúvida sobre o material, o(a) aluno(a) deve procurar o Coordenador de TCC:

Prof. Luís Fernando Peres Calil

 
047 3204-7580
Sala: U265

4. Elaboração do TCC

O Trabalho de Conclusão do Curso deve ser escrito seguindo as normas brasileiras de elaboração de trabalhos acadêmicos.

a) Modelo de TCC em Latex

b) Modelo de TCC em MS-Word 

5. Agendamento da defesa do TCC

Na disciplina de TCC, é necessário entregar a Solicitação de Agendamento  e deve ser entregue ao Coordenador de TCC do curso.

É necessário ter atenção à data limite, que geralmente é em torno de quinze dias antes do início das apresentações, no entanto, pode variar de um semestre para outro. Este documento é imprescindível para a confecção do edital das defesas de TCC.

Note-se que a responsabilidade pelo agendamento de data, sala e horário para apresentação no sistema da UFSC fica a encargo do(a) aluno(a).

Após os agendamentos, o Coordenador de TCC elaborará o Edital de Defesa Pública que será publicado em mural e na página de TCC do CTJ.

É importante que o(a) aluno(a) verifique se todas as informações no edital estão corretas. Tendo divergência, deve-se procurar o Coordenador de TCC.

Caso o TCC não possa ser apresentado ou divulgado publicamente devido informações confidenciais ou sigilosas, que relacionam-se a informações técnicas ou de funcionamento da empresa supracitada, o aluno deve preencher o Termo de Confidencialidade e Sigilo e entregá-lo a coordenadoria de TCC.

6. Defesa do TCC

O aluno deverá entregar uma cópia do trabalho para cada membro da banca com no mínimo 15 dias de antecedência da data da defesa, conforme regulamento atual de TCC do CTJ.

O(a) aluno(a) tem até vinte minutos para apresentar o seu trabalho à banca examinadora.

O aluno pode utilizar os recursos que achar mais conveniente para fazer a apresentação. Caso prefira utilizar um modelo de apresentação da UFSC, estes estão disponíveis na página do Sistema de Identidade Visual da UFSC.

Após a defesa a banca poderá arguir o(a) aluno(a) e, posteriormente, se reunirá para definir a nota do trabalho.

O resultado da defesa deve ser lavrado em ata – vide Modelo de Ata de Defesa –, que deve ser entregue ao Coordenador de TCC.

7. Entrega do trabalho final

Após a apresentação, a banca pode recomendar alterações a serem feitas no texto do trabalho. É responsabilidade do(a) aluno(a)  fazer tais ajustes e realizar o upload do arquivo, em PDF, no repositório da UFSC.

Há data limite para o envio, portanto deve-se estar atento ao cronograma do semestre. Caso este prazo não seja cumprido, a disciplina pode não ser validada, comprometendo a formatura. Casos extraordinários que comprometam a realização desta etapa no prazo são analisados individualmente pela Coordenadoria de TCC, em conjunto com o orientador do trabalho.

Apesar do sistema do Repositório entrar em contato com o(a) aluno(a) , também é recomendado manter comunicação com o Coordenador de TCC para acompanhar a situação do trabalho.