TCC Engenharia Naval

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) EM ENGENHARIA NAVAL

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva a consolidação dos conhecimentos obtidos no curso, visando desenvolver a capacitação do aluno na concepção, implementação e ou avaliação de soluções em situações da área da Engenharia Naval, ou áreas correlatas.

O TCC tem regulamento próprio (Regulamento de TCC do Curso de Engenharia Naval) e engloba duas disciplinas do curso:

    • Planejamento do Trabalho de Conclusão do Curso (PTCC); e
    • Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Ao se matricular, o(a) discente terá acesso ao Moodle da respectiva disciplina, que apresentará os documentos e as etapas a serem cumpridas – que, de uma forma geral, podem ser sintetizadas nos pontos a seguir.

1. Definição do tema e do(a) orientador(a)

Idealmente, antes de se matricular na disciplina de PTCC, o(a) discente deve definir o tema do trabalho e um(a) docente do quadro do Centro Tecnológico de Joinville para ser o orientador(a) do TCC.

Durante a disciplina de PTCC é entregue a Confirmação de Orientação, documento o qual deve ser assinado pelo(a) discente e pelo(a) docente.

Havendo qualquer necessidade de alteração após passagem pela disciplina de PTCC como, por exemplo, troca de orientador(a), ou adição de coorientador(a), uma nova Confirmação de Orientação deve ser preenchida, assinada e entregue à Coordenação de TCC. O documento mais recente será o considerado.

2. Matrícula em PTCC

Para viabilizar a matrícula na disciplina de Planejamento do Trabalho de Conclusão do Curso (PTCC), é necessário ter uma carga horária cursada mínima de:

    • 2952 horas-aula para alunos da grade 2012-2; e
    • 2592 horas-aula para alunos da grade 2016-1.

Durante a disciplina de PTCC o(a) discente deve elaborar um Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso com o seguinte conteúdo: título; tema; problematização; hipóteses; objetivos; justificativa; metodologia; resultados esperados; cronograma; relação das principais referências bibliográficas; e aprovação do professor-orientador.

3. Matricular em TCC

Após a aprovação da disciplina de PTCC, o(a) discente pode se matricular em TCC e, por consequência, ter acesso – pelo Moodle – ao cronograma que deve ser atendido, bem como a documentação necessária.

Qualquer dúvida sobre o material, o(a) discente deve procurar a Coordenação de TCC:

Prof. Luís Fernando Peres Calil
  
  047 3204-7580
  Sala U265

4. Elaboração do TCC

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) deve ser escrito seguindo o Regulamento de TCC do Curso de Engenharia Naval.

5. Agendamento da defesa do TCC

Na disciplina de TCC, é necessário fazer a Solicitação de Agendamento, que deve ser entregue à Coordenação de TCC.

É importante ter atenção à data limite apresentada no cronograma — além da antecedência mínima de 10 dias.

Note-se que este documento é imprescindível para a confecção do Edital de Defesas de TCC e a responsabilidade pelo agendamento de data, sala e horário para apresentação é do(a) discente.

No caso de defesas presenciais, o(a) discente deve fazer a reserva da sala de aula para a apresentação pelo Sistema Integrado de Espaço Físico (SIEF).

Após os agendamentos, a Secretaria Acadêmica da Graduação elaborará o Edital de Defesa Pública que será publicado em mural e na página de TCC do CTJ.

É importante que o(a) discente verifique se todas as informações no edital estão corretas. Tendo divergência, deve-se procurar o Coordenador de TCC.

6. Defesa do TCC

O(a) discente deverá entregar uma cópia do trabalho para cada membro da banca com no mínimo 07 dias de antecedência da data da defesa, conforme Regulamento de TCC do Curso de Engenharia Naval.

O(a) discente tem 20 (vinte) minutos para apresentar o seu trabalho à banca examinadora e poderá utilizar os recursos que achar mais conveniente para fazer a apresentação. Caso prefira utilizar um modelo de apresentação da UFSC, estes estão disponíveis na página do Sistema de Identidade Visual da UFSC.

Após a defesa, a banca poderá arguir o(a) discente e, posteriormente, se reunirá para definir a nota do trabalho.

O resultado da defesa deve ser lavrado em ata, que deve ser entregue à Coordenação de TCC.

7. Entrega do trabalho final

Após a apresentação, a banca pode recomendar alterações a serem feitas no texto do trabalho. É responsabilidade do(a) discente fazer tais ajustes e realizar o upload do arquivo, em PDF, no Repositório Institucional da UFSC (RI/UFSC).

O TCC deve ser depositado de forma obrigatória em formato digital (PDF/A) no Repositório Institucional, com licença Creative Commons CC BY-NC 3.0 BR (Atribuição – Não Comercial 3.0 Brasil), salvo em caso de embargo (conforme estabelecido na Resolução Normativa 126/2019/CUn).

Há data limite para o envio, portanto deve-se estar atento ao cronograma do semestre. Caso este prazo não seja cumprido, a disciplina pode não ser validada, comprometendo a formatura. Casos extraordinários que comprometam a realização desta etapa no prazo são analisados individualmente pela Coordenadoria de TCC, em conjunto com o orientador do trabalho.

Apesar do sistema do Repositório entrar em contato com o(a) discente, também é recomendado manter comunicação com a Coordenação de TCC para acompanhar a situação do trabalho.

8. Solicitação de embargo

Caso o TCC não possa ser apresentado ou divulgado publicamente devido informações confidenciais, ou sigilosas, o(a) discente deve preencher o Termo de Confidencialidade e Sigilo e entregá-lo, junto à Solicitação de Agendamento, para a Coordenação de TCC.

É importante destacar que a defesa não será pública, sendo restrita aos membros da banca e o vídeo com a gravação da defesa (se houver) deve ser mantido pelo orientador do trabalho.

Note-se que deve ser incluído na ata da defesa um texto com as motivações e o período do embargo (atendendo ao estabelecido nos incisos I a III do artigo 7º da Resolução Normativa 126/2019/CUn), bem como a deliberação aprovada pela banca.

Art. 7º Será permitido embargo à disponibilização dos trabalhos nos seguintes casos:
I – declaração emitida pela Secretaria de Inovação (SINOVA);
II – previsão de publicação em livro ou periódico, com o limite de até 1 ano;
III – manifestação do(a) autor(a) ou do(a) orientador(a).
§1º A coordenação do curso ficará responsável pela disponibilização do TCC findo o período de embargo.
§2º As motivações do embargo deverão ser apresentadas à Banca Examinadora do TCC, que incluirá sua decisão na ata da defesa, a qual, após assinada pela Coordenação do Curso, será publicada no RI quando do embargo.

O(A) discente, ao submeter o trabalho ao repositório da UFSC, deve especificar o período de embargo estabelecido pela banca – no qual o arquivo PDF do TCC ficará indisponível no repositório.