Cursos de apoio

A UFSC oferece no âmbito do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) cursos de Física, Informática e Matemática, incluindo de matemática básica (pré-calculo), para auxiliar principalmente os alunos com maior dificuldade no conteúdo básico para os cursos de engenharia.

Adicionalmente, o Laboratório de Modelagem e Análise de Dados (LabMAD) presta apoio para alunos com deficiências em matemática básica, disponibilizando materiais didáticos em seu sítio na internet (Precalculo.LabMAD) e fazendo plantões de atendimento presencialmente.

Quanto a cursos de capacitação em técnicas e ferramentas de apoio para a engenharia (tais como de: Excel, SolidWorks, CorelDraw, Rhinoceros, AutoCad, Arduíno, entre outros), estes são oferecidos em eventos, como a SEPEX, ou isoladamente, como os oferecidos pelo PET EMB e pela ESATI.

Cursos de idiomas

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza o Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) para propiciar aos estudantes de nível superior acesso a cursos línguas estrangeiras.

Além do curso de idioma (para alunos da UFSC Joinville foram disponibilizados somente cursos on-line de Inglês), o IsF também disponibiliza testes de proficiência, que podem ser gratuitos ou subsidiados.

Destaca-se ainda a possibilidade de instalar o aplicativo do IsF no celular.

Cursos oferecidos por terceiros para a comunidade

Existem algumas iniciativas de terceiros (que não fazem parte da UFSC) que tomamos a liberdade de divulgar na nossa página, vide lista abaixo. Caso você conheça alguma iniciativa que não está apresentada aqui, pedimos que nos comunique por e-mail.

  • Curso Básico de Vela (vídeo aulas): O primeiro curso de vela em vídeo aulas gratuito, elaborado para iniciantes. Ideal para quem quer se iniciar no mundo da vela. Excelente base teórica para posterior aula prática.
  • Curso de Construção de Veleiro em Madeira (Itajaí): A proposta do curso é contruir embarcações a vela, de madeira, a partir de projetos bem conhecidos e assim resgatar a arte da construção naval amadora. Atualmente o formato é de oficina de construção naval amadora, onde os interessados constroem suas próprias embarcações sob supervisão de profissional técnico capacitado. As oficinas duram em média 1 semestre e ao termino de cada turma temos mais e mais felizes proprietários de veleiros. Orgulhosos, podem dizer “ este fui eu que fiz…”.